terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Julie & Julia - Julie Powell




Sinopse: "Best Seller internacional e vencedor do primeiro Blooker Prize (que premia livros baseados em blogs), Julie & Julia é uma história de desafios e superação, de risos e lágrimas, de uma mulher moderna lutando para colocar ordem em sua atribulada vida. Prestes a completar 30 anos, insatisfeita com o emprego de secretária de uma repartição pública e sufocada pela pressão crescente para ter um bebê, Julie sentia-se incapaz de dar rumo diferente a sua vida. Para piorar um pouco mais, foi obrigada a se mudar com o marido para uma quitinete num bairro afastado, a quilômetros de distância do trabalho e dos amigos. Parecia mesmo um beco sem saída. Porém a solução estava no lugar mais improvável: no velho livro de receitas guardado na cozinha de casa da mãe. Meio por acaso, Julie se surpreende experimentando a primeira receita de Mastering the Art of French Cooking. Dado o primeiro passo, ela decidiu seguir adiante e enfrentar o desafio de fazer as 524 receitas contidas no clássico de Julia Child (uma das mais importantes apresentadoras de programas de culinária na TV norte-americana), em apenas um ano - e escrever um blog relatando a façanha."

Julie começa o livro contando das duas vezes que vendeu seus óvulos porque estava sem dinheiro para pagar as contas; logo em seguida fala do desespero que sente ao perceber que iria fazer 30 anos, sem filhos, infeliz no emprego e sem ter realizado nada de importante na vida. Um dia, quando estava passando uns dias na casa de seus pais, vê o livro de Julia Child e voltando para sua casa, resolve preparar uma de suas receitas. Então, tem a brilhante ideia de preparar todas as receitas do livro no período de um ano e narrar sua aventura em um blog.

O livro é divertidíssimo! Julie é desbocada, fala palavrão a todo tempo (quando escrevia o blog, recebia inúmeras reclamações por causa disso), atrapalhada, não muito higiênica (dá até nojo quando ela descreve sua cozinha depois de preparar os pratos).
Eu jamais escolheria cozinhar, se resolvesse fazer algo radical, pois sou uma negação na cozinha e realmente não gosto de cozinhar. Acho que apesar de ser muito desastrada, Julie pelo menos curtia cozinhar. E que receitas difíceis!! Uma trabalheira só...Gostei muito das conclusões que ela chega ao terminar o desafio:

"Julia me ensinou o que é preciso para encontrar o seu caminho no mundo. Não é o que eu pensava. Achava que tudo fosse uma questão de...não sei, de convicção, força de vontade ou sorte. Tudo isso é muito importante, sem dúvida, mas há algo mais, algo do qual brotam todas essas coisas. Alegria."

"Levei muito tempo para entender isso, mas o que realmente me atraiu no livro Mastering the Art of French Cooking  foi o aroma profundamente entranhado de esperança e descoberta da realização contido nele. Eu achava que eu usava o Livro para aprender a preparar comida francesa, mas na verdade eu aprendia a descobrir a porta secreta das possibilidades."

Depois do sucesso do blog, resolveu escrever um livro contando sua experiência. Após o lançamento do livro, sua vida virou de cabeça para baixo. Arrebatada pelo sucesso, acabou se separando do marido, passou um ano isolada em um pequena cidade no estado de Nova York, onde aprendeu o ofício de açougueira. Após esse período, se reconciliou com o marido e escreveu outro livro: "Cleaving: a story of marriage, meat and obsession (previsto para ser lançado no Brasil ano que vem). Hoje em dia, escreve um livro de ficcção e continua cozinhando.

Nesse video, a crítica de cinema da revista Veja, Isabela Boscov, fala sobre o filme inspirado no livro, lançado ano passado:



Domingo passado, Meryl Streep ganhou o Globo de Ouro pela interpretação de Julia Child em Julie & Julia.

10 comentários:

  1. Lia,
    este livro parece ser meio parecido com chick-liit, né? tõ precisando de livros para dar risada. mta literatura séria de começo de ano e tende a piorar...haaahaahaaah.
    este mes prometi não comprar livros
    tô cumprindo,mas me sinto triste toda vez q vejo escrito promoção... que agonia...

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser adorável!
    Depois de ler o post, me deu uma vontade enorme de ler. estou pensando seriamente que este, será a minha próxima compra! ahauhau
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Lia,
    Fiquei com vontade de comprar esse livro no mês passado, mas agora com sua resenha, acho que vou comprar.
    Um bj.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha vontade de assisti o filme. Agora vc me deixou com uma vontade enorme de ler o livro.
    Aí tentação...

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Ei Lia,
    Este livro está na minha lista mais ainda não consegui comprar.
    E agora com sua resenha deu mais vontade, adoro livros divertidos.

    bjoo

    ResponderExcluir
  6. Parece ser gargalhada na certa! Simpatizei com a obra. :)

    ResponderExcluir
  7. Lia, estou louca pra ver este filme. E pela sua resenha, fiquei mais interessada ainda. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. maravilhoso seu blog!!!!!

    gostei muito de suas resenhas... depois voltarei aqui para ler calmamente =]

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olha só, eu nem sabia que esse filme era baseado num livro! Acho que ando meio perdida!!! Ainda bem que ainda não vi o filme, assim posso ler antes!!
    Valeu pela dica!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo