quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Desafio Clarice Lispector




Depois ver ver e participar de tantos desafios literários pela blogosfera, fiquei inspirada e resolvi criar um também: o Desafio Clarice Lispector. Resolvi ler todos os livros publicados em ordem cronológica. É um pouco parecido com o projeto Agatha Christie da Tábata, do Happy Batatinha .

Não vou colocar nenhum prazo, pois são muitos livros e eu não tenho a maioria; terei que comprá-los aos poucos (sempre quis adquirir vários, então será uma bela oportunidade). Já comecei a ler o primeiro - Perto do Coração Selvagem, aliás, relê-lo, pois é o meu favorito e já li muitas vezes.

A lista completa é a seguinte:

1943 - Perto do Coração Selvagem (Romance)
1946 - O Lustre (Romance)
1949 - A Cidade Sitiada (Romance)
1960 - Laços de Família (Contos)
1961 - A Maçã no Escuro (Romance)
1964 - A Legião Estrangeira  (Contos)
1964 - A Paixão Segundo G.H. (Romance)
1967 - O Mistério do Coelho Pensante (Infantil)
1968 - A Mulher que Matou os Peixes (Infantil)
1969 - Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (Romance)
1971 - Felicidade Clandestina (Contos)
1973 - Água Viva (Romance)
1974 - Onde Estivestes de Noite (Contos)
1974 - A Via Crucis do Corpo (Contos)
1974 - A Vida Íntima de Laura (Infantil)
1975 - De Corpo Inteiro (Entrevistas)
1977 - A Hora da Estrela (RomancContos e)
1978 - Para Não Esquecer (Crônicas)
1978 - Um Sopro de Vida (Romance)
1978 - Quase de Verdade (Infantil)
1979 - A Bela e a Fera (Contos)
1987 - Como Nasceram as Estrelas (Infantil)
2002 - Correspondências (Cartas)
2004 - Aprendendo a Viver (Crônicas)
2005 - Aprendendo a Viver Imagens
2005 - Outros escritos
2006 - Correio Feminino (Crônicas)
2007 - Entrevistas
2007 - Minhas Queridas (Cartas)
2008 - Só para Mulheres (Crônicas)
2008 - A Descoberta do Mundo (Crônicas)
2009 - Clarice na Cabeceira (Contos)
Retirada do site Clarice Lispector .


Este desafio pode ser desmembrado em vários; quem não quiser ler todos, pode ler só os livros de contos, ou só os romances...vai de acordo com o gosto de cada um. Quando terminar a leitura de cada livro, postarei uma resenha. Quem quiser participar, é só deixar o nome nos comentários. Se quiser divulgar, peguem o banner ao lado. Participem! Clarice não é muito fácil de ler, mas é maravilhosa. Vamos tentar decifrar o mistério da esfinge: "Vi a esfinge mas não a decifrei. Mas ela também não me decifrou".(Frase de Clarice)

PS. Terei muita dificuldade para ler "A Paixão segundo G.H.". Quem sabe a história do livro saberá do que estou falando, quem não sabe, me pergunte...só uma dica: tem a ver com baratas...



47 comentários:

  1. Oi Lia
    Eu vou participar. Gostei das regras que sao bem light e para mim isso e'bom!!! Ja' que nao moro no Brasil e preciso pedir a uma amiga para comprar e colocar no correio e so' chega aqui 15 dias depois. Vou colocar o banner no meu blog e fazer um post sobre o Desafio, ok? Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanto livro! Receio não poder participar porque tenho uma estante de livros esperando para serem lidos. Mas achei a sua ideia maravihosa!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    olha..vai ser um grande desafio pra mim, já que os livros dela são muito complexos, mas acho que vou tentar!
    Vou colocar o banner lá no meu blog!

    ResponderExcluir
  4. Lia,
    eu que não li nada de Clarice, só posso ficar curiosa. Tenho em casa só 'A hora da estrela", mas pretendo ler este ano. Todos asó me falam bem da autora. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Amei, já estou participando! Os livros dela são meio complexos, mas eu tô dentro!
    paraisodaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Lia,
    Deasfio difícil pela quantidade de livros, mas certamente prazeroso pelo talento de Clarice. Recentemente escrevemos lá no meu blog sobre a biografia dela lançada por um jornalista norte-americano.
    Não conhecia seu espaço, é minha primaira vez aqui e gostei. Volto em breve.
    Querendo saber mais sobre este ilustre visitante, o endereço é:
    http://minervapop.blogspot.com

    Abraços

    Sandro

    ResponderExcluir
  7. Larissa e Gislaine:
    Obrigada pela participação
    Aline:
    Também ainda não li "A Hora da Estrela", dessa vez leio.
    Carla:
    Obrigada pelo elogio!
    Sandro:
    Já estou seguindo seu blog. Fiz um post sobre a biografia de Clarice, que por sinal estou lendo.

    ResponderExcluir
  8. O meu sonho é fazer a coleção de livros de autores que eu gosto. Da Clarice por exemplo, eu nunca iria conseguir.

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Oi, Lia,
    Nossa, que idéia maravilhosa! Confesso que estou tentada a participar de mais um desafio literario. As regras são mais flexíveis, portanto, vou tentar sim, pois já li alguns livros dela e outros sobre ela, assisti aquela peça maravilhosa com a Beth Goulart e a paixão pela Clarisse e seus livros reacendeu em mim.
    Como não há prazo fixo, vou participar sim!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Quero tanto participar...
    Mas estou com medo de não dar conta de tantos
    desafios...
    Muito legal, parabéns pela iniciativa.
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei demais a iniciativa! :D Também estou com o mesmo problema de "muitos desafios", rs, por isso não me comprometo com nada. Mas já li metade dos livros da Clarice quase e sou eternamente apaixonada por ela! Assim que puder, lerei todos! Acho muito válido que mais pessoas conheçam seus livros. Sou sempre suspeita pra falar, hahaha, mas é uma autora maravilhosa. Vale muito a pena ler! Enfim... Adorei a idéia, parabéns! Beijos!

    ResponderExcluir
  12. 'A Paixão' é (na minha rélis opinião) o livro mais, como eu posso dizer, bem escrito da Clarice.
    É intenso,puro - é lindo (E as baratas? Bom, eu substitui por outros medos, e aí deu pra ler tranquilo - rs).
    Lia, leia ' A hora'. Dps diga se chorou (também).
    Sem saber o que era o projeto, eu comentei no posto do sorteio dos livros que eu tou fazendo a coleção dela. Faltam 11 livros pra mim (tou contando com os e-books já lidos), e eu não vejo a hora de terminar !
    Um beijo, do coração.



    "Ela acreditava em anjos e, porque ela acreditava, eles existiam..." Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia, eu sou fa da Clarice e ja li a maioria de seus livros, quem sabe eu volte a ler seus livros assim em ordem cronologica, bem legal.

    ResponderExcluir
  14. Oi Lia, parabéns pela ideia. Amo seu blog. Venho sempre, mas nunca tinha comentado. Também amo a Clarice. Não consigo imaginar alguém que não a ame, especialmente as mulheres.
    Já li alguns de seus livros, mas agora vc me animou e vou participar do desafio.
    E, olha, quando vc estiver morando numa livraria, será que eu posso fazer um "puxadinho" lá? rsss...

    Quando quiser, me faça uma visitinha também: www,mirabaeta,wordpress.com

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. Oi Lia,

    Adorei teu blog, é lindo, lindo. Gostei muito da tua proposta do desafio e é claro que vou embarcar também, estou precisando ler mais literatura brasileira e ninguém melhor para isso que Clarice.

    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  16. OLÁ lIA,
    Seu bolg tem um diferencial: dialoga com a cultura, coisa raro em tempos de futilidades. Ler Clarice e pisar em terreno movediço. As imagens deslizam e nos dizem sempre algo além. O conto Amor de Laços de Família, por exemplo nos faz refletir sobre a condição da mulher que, simbolicamente, transgride a ordem do universo esclusivista masculino, porém no final da narrativa volta aos "laços" afrouxados mas aparentemente cerrado da estrutura familiar.
    Abraço
    Silvana Pantoja

    ResponderExcluir
  17. Oi, Silvana
    Muito obrigada pelos elogios. Tento fazer alguma coisa diferente da mesmice que vejo por aí

    ResponderExcluir
  18. Estou participando!!! Clarice é indesvendável! Uma autora com uma bibliografia fascinante... Já li e ouvi falar tantas coisas dela!!! Tinha uma professora que era mega fã de Clarice, e ela contagiava todos os alunos a gostar tb...
    Dela só li Laços de Família e A hora da estrela...
    Um belo desafio!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Beli
    Obrigada pela participação...eu estou enroscada; ainda não saí do segundo livro, apesar de já ter lido vários livros dela, mas não foi na sequência que me propus..bjs

    ResponderExcluir
  20. Menina, não sou muito boa em sequências, mas estou lendo CLARICE NA CABECEIRA e MINHAS QUERIDAS...

    Acho que ler CLARICE é como fazer uma Pós em Literatura....

    Vou divulgar no meu BLOG !

    ResponderExcluir
  21. Que legal! Tb vou participar!! Vou colocar o banner lá no meu blog! Bjão

    ResponderExcluir
  22. Oi, Mônica
    Está lendo dois excelentes livros, adorei ambos!! E tem razão, ler Clarice é uma pós mesmo..rs..bjs

    Oi, Angélica
    Seja bem vinda e obrigada por divulgar..bjs

    ResponderExcluir
  23. Já li quase todos...há mais de 20 anos, nos tempos de faculdade minha paixão era (e continua sendo) Clarice. Sempre foi minha escritora brasileira favorita, tanto que quando me mudei pra Holanda só trouxe mesmos os livros dela (e do Caio). Deixei pra trás duas prateleiras cheias de livros...

    Vou linkar seu blog e voltar mais. Também amo ler, meu blog tem um marcador só de livros, caso fique interessada...Mas eu só leio em inglês porque é mais fácil de achar aqui!!!

    ResponderExcluir
  24. Oi, Beth
    Já leu todos? Que inveja..rs..um dia chego lá..vou retribuir sua visita no meu blog, volte sempre! Bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá Lia, adorei o desafio e vou colocar o banner no meu blog. Vou também participar, já li Perto do Coração Selvagem, Laços de Família e A Hora da Estrela.Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Lia!! Estou conhecendo seu blog agora e gostaria de saber se ainda está em tempo de participar dese desafio?? rs
    Sempre quis conhecer os livros da Clarice, mas até hoje li apenas um (A hora da Estrela) e o este desafio é um grande incentivo!!!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Monica
    Que bom que resolveu participar...ler Clarice eh bom demais!! Bjs

    Oi, Priscila
    Nao tem tempo para participar nao, viu? Eu mesma estou meio parada com a leitura dos livros de Clarice...pode levar quanto tempo precisar para completar o desafio...o principal desafio eh ler Clarice, nao importa quanto tempo leve. Leia sim, vc vai amar..bjs

    ResponderExcluir
  28. Eu li tudo tudo. Num tempo de grande sofrimento. Eu era jovem e triste. E a leitura dela me ajudou, feito auto-ajuda mesmo.

    ResponderExcluir
  29. Lia,

    Eu li "A Paixão segundo G.H." e no começo eu fiquei um tanto quanto "uau" porque a escrita é muito sofisticada. Não achei uma leitura fácil, mas ao mesmo tempo é fascinante porque causa um estranhamento, eu sentia nojo do que estava lendo em algumas partes, mas ao mesmo tempo não conseguia parar de ler. Ótimo.

    Perto do Coração Selvagem eu também já li, amei,e o meu preferido. Eu tenho que reler A Hora da Estrela, pois a primeira vez que eu li eu não fiquei muito impressionada, pois por muitos é considerada a melhor obra dela. Mas, depois de um tempo eu reli unstrechos para fazer uma surpresa para uma amiga e simplesmente amei.

    ResponderExcluir
  30. Adorei a sua proposta! E vou fazer de tudo para conseguir lê-los, beijos. Manuela.

    ResponderExcluir
  31. è uma proposta interessante.... leio sempre Clarice Lispector e a adoro..... a Paixão segundo G.H. comecei agora, mas tem um livro chamado esboço para um possivel retrato q é de Olga Boreli e q conta um poco da história da vida Clarice... quem tiver a oportunidade de ler não se arrependerá..

    ResponderExcluir
  32. Há alguns textos dela no site portalsaofrancisco.com.br

    ResponderExcluir
  33. Lia, depois de muito tempo sabendo do seu desafio, resolvi participar também, pois como vc disse é uma bela oportunidade de adquirir as obras dessa escritora maravilhosa que eu amo muito.

    Parabéns pelo desafio^^

    ResponderExcluir
  34. Li A Paixão Segundo G.H., Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres e A Hora da Estrela. Sou apaixonada por Clarice e quero ler toda a obra dela, sendo que não na ordem, pode participar assim?

    Beijos
    Tarsila
    desaliene.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Lia,
    Já espalhei seu desafio no meu blog também.
    Adorei.
    Estou dentro!

    ResponderExcluir
  36. Lia, agora são 1:18am aqui no Brasil estava a navegar na internet procurando por dicas de biografias interessantes que me envolvam como Castelo de Vidro de Jeannette Walls e me deparei com o desafio de Clarice (que também será envolvente) e com certeza começarei amanhã! Porém gostaria que me desse dicas de biografias envolventes. Parabéns pelo blog! Adorei! Vou tentar ler pelo menos 5 por mês! Beijão da sua nova fã, Ani!

    ResponderExcluir
  37. Olá, Lia.
    Adorei o blog!
    Vou participar do Desafio CL. Confesso que já li a maioria, então vou relê-los. Já sou estudiosa da obra da CL (minha monografia foi a respeito das crônicas publicadas em "A descoberta do mundo") e vai ser um prazer compartilhar minhas ideias com vocÊ. Visite o meu blog! Vou publicar lá! Beijos, Pri

    ResponderExcluir
  38. Gostei da ideia tb, vou participar...como nao tem prazo definido...blz...

    bj

    ResponderExcluir
  39. Com certeza vou participar!! Desafio para o ano que vem! *-*'

    ResponderExcluir
  40. Percebi que o desafio é datado no ano de 2010. Percebi que muito continuaram aceitando o desafio, mas como saber em que livor vocês estão? Se a leitura é cronológica....

    Quanto à paixão segund GH, na verdade, a barata é o de menos.rsrsrsrs Gostei da internauta que fala da estima... Clarice realmente já me ajudou muito.E quem sabe? Não foi uma dica do universo? beijos aguardo retorno.

    ResponderExcluir
  41. Oi, Cristina
    Obrigada pelo comentario...na verdade, eu abandonei um pouco esse desafio..rs..preciso comprar os livros que ainda faltam e acabei lendo alguns fora de ordem sem fazer resenha. Nao fiz esse desafio com muitas regras; era so para me organizar mesmo. Nao acompanhei quem aderiu, entao nao sei se estao fazendo mesmo...
    Vou ver se retorno esse ano, mas, como disse no post, nao tenho prazo..rs..bjs

    ResponderExcluir
  42. Engraçado q todo mundo q escreveu comentarios aqui é mulher... Será q os homens nao tem sensibilidade para desfrutar desse prêmio que nós, brasileiros, ganhamos, que é a Clarice? Ou estao mto ocupados falando sobre motor de automovel? Coitados...

    Qto ao desafio, ja li todos os contos, que sao o melhor dela, umas dez vezes cada um no no minimo... E mais os infantis, q sao otimos. Agora, os "romances" (só pode ser entre aspas), nao sei se vou dar conta nesta "encadernacao".

    P.S. Discordo q a biografia da Clarice pelo Moser seja excelente. Ele comete uma falha gravissima q é a historia (apocrifa e nao confirmada) do estupro da mae, que ele usa de maneira sensacionalista.
    Viva a nossa Clarice!

    ResponderExcluir
  43. Ola. Você teve a mesma ideia que eu! hehhe
    Estou ainda no começo do projeto, também não tenho os livros dela, mas ando dando umas voltas na biblioteca da cidade e lá tem alguns. :D

    Bom, o meu favorito é "A PAixão Segundo GH", já o li uma vez. É excelente.

    Beijos.

    @imelidiane ou @clalispector

    ResponderExcluir
  44. Eu sou um grande admirador da Clarice. Já tive a oportunidade de ler a grande maioria de suas obras. Não consigo cita o meu favorito. São tantos contos esplêndidos, crônicas estupendas, correspondências maravilhosas, livros infantis tocantes e romances que acalmam e provocam a alma. Tenho um xodó especial, apesar de ser pouco estudado e aclamado pela crítica, pelo romance ''O Lustre''. Segundo romance da autora, publicado pela primeira vez em 1946, a personagem principal, Virgínia, aproxima-se muito de minha realidade: boa, má, audaciosa, reflexiva. Não irás se arrepender. Clarice é um deleite indescritível. Vá fundo em suas leituras.

    ResponderExcluir
  45. Adoro ler e amo a Clarice Lispector. É uma das minhas favoritas. Parabéns, seu blog é adorável!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo