terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Uma Vida Extraordinária - Memórias de Diana Athill



Sinopse:
"Um livro raro à disposição do leitor brasileiro. Esta é melhor definição para "Uma Vida Extraordinária - Memórias de Diana Athill". Vencedor de um dos mais importantes britânicos - o Costa Book Awards - na categoria biografia, o livro é um relato de uma senhora de noventa anos, que se não bastasse o fato de ser uma das mais importantes editoras de livros da Inglaterra, construiu uma trajetória pessoal interessantíssima.


Nascida em 1917, Diana foi funcionária da BBC na Segunda Guerra. Em sua longa carreira de editora trabalhou com autores do calibre de Elias Canetti, Philip Roth e John Updike, ajudando André Deutsch a consolidar a empresa que levava seu nome, uma das mais prestigiosas casas editoriais de seu país.

Ao criar, pela franqueza de suas memórias, uma vasta reputação como escritora, ela descreve de maneira honesta as perdas e ganhos que a velhice traz, resgatando, nesta pequena grande obra, algo muito além de revelações sobre o mundo dos escritores. Repleta de passagens em que fica nítido seu talento em romper tabus, Uma vida extraordinária traz à tona relações e afetos que fogem aos padrões preconcebidos, a arte de exercitar a serenidade diante de relações amorosas, a obstinada fuga dos estereótipos e a confiança de que os laços afetivos mais importantes se sustentam simplesmente pelo que são.

Primeiro livro da memorialista a ser lançado no país, "Uma Vida Extraordinária" é um singelo e emocionante relato de alguém que se entregou à existência de modo absolutamente único."

Estava super empolgada com este livro depois que li a resenha. O que me chamou atenção a pricípio foi o fato de Diana ser uma editora, achei que ela fosse escrever mais sobre seu trabalho, livros editados, convívio com escritores, histórias "pitorescas"... Fiquei um pouco decepcionada quando vi que eram memórias mais íntimas mas logo me encantei com sua franqueza ao narrar fatos importantes de sua vida falando abertamente sobre velhice, proximidade da morte, relacionamentos amorosos, sexo na maturidade, fé em Deus, a escolha de não ter tido filhos e outros assuntos.
Fiquei muito emocionada lendo seu relato dos últimos dias de sua mãe, que morreu com 96 anos.

Alguns trechos interessantes:

Sobre a proximidade da morte:

"É tão óbvio que a vida trabalha em termos de espécies em vez de indivíduos. O indivíduo somente tem de nascer, desenvolver-se até o ponto em que pode procriar e então enfraquecer até a morte para dar caminho para os sucessores; e humanosnão são exceções, seja o que for que imaginem."

Sobre envelhecer fisicamente:
"Aparência é importante para as mulheres mais velhas, não porque supomos que isso irá impressionar as  outras pessoas, mas por causa do nós mesmas vemos quando nos olhamos no espelho."
"A diminuição da energia é uma das coisas mais maçantes da velhice. De vez em quando você tem um dia em que ela parece ser restaurada e você não deixa de sentir que está 'de volta ao normal', mas nunca dura. Você só tem que se resignar a fazer menos - ou, de preferência, fazer mais pausas do que costumava fazer em seja lá o que for que esteja fazendo."

Sobre a doença de sua mãe:
"...a maneira como ela estava um pouco mais velha, um pouco mais desamparada, um pouco mais castigada por aquela vertigem desgraçada, a cada semana que passava - o fato de que a morte estava, por assim dizer, no sótão da sua casa, esperando para descer e fazer algo cruelmente e fatalmente doloroso a ela - me aterrorizava."

É um livro curto e gostoso de ler. No final, me surpreendi e curti muito. Olhem que senhorinha simpática e elegante:




4 comentários:

  1. Deve ser um livro sem dúvida muito profundo!
    Parabéns pela dica e pela resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Lia,
    Acho que já sei o que vou dar para minha avó de natal ela vai adorar este livro :)
    Enquanto estou dormindo ela já levou os cachorros para passear, foi a padaria, fez o café e quando acordo está na sala numas posições (contrangedoras até kkkk) fazendo ioga rsrs
    Obrigada ótima dica.
    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Menina, mas que capa LINDAAA a desse livro!!! Arrasou no post =D

    Ahh Lia... Vim aqui te pedir para participar da primeira promoção do Uma Janela Secreta

    http://umajanelasecreta.blogspot.com/2009/12/promocao-mentes-roubadas.html

    Não sei se gosta do gênero, mas mesmo se não gostar dá uma força lá para a primeira promoção do blog ^.^

    Obrigada!
    Bjss!

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo