sábado, 7 de novembro de 2009

Orgulho e Preconceito - DVD Minissérie BBC


Orgulho e Preconceito (ou, na versão original, Pride and Prejudice) é um romance da escritora britânica Jane Austen, publicado em 1813. O livro foi escrito antes dela completar vinte e um anos, em 1797,e era inicialmente chamado First Impressions, mas nunca foi publicado com esse título.

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, Kity, Lydia, Jane e Mary, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo.
Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma das suas filhas. De fato, ele parece interessar-se bastante por Jane, sua filha mais velha, logo no primeiro baile em que ele, as irmãs e o Sr. Darcy, seu amigo, comparecem.
Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito pouco sociável e taciturno é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram.

A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. Muitas reviravoltas, ocorrrem a partir dai, e eis que surge um amor, nascido em meio á antipatia. Lizzy descobre a verdadeira face de seu amado, boa e nobre, e os segredos que o levam a ter este carater duro, que é mal visto por todos, terminando em um grande amor entre os dois, o que causa grande admiração para ambas as familias.

Considerado a obra prima de Jane Austen, Orgulho e Preconceito ganhou diversas versões para o cinema e televisão. A mais recente foi produzida em 2005, dirigida por Joe Wright, com interpretações de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.

(Fonte: Wikipedia)


A versão para televisão feita pela BBC de Londres em 1995 está sendo vendida com exclusividade pela Livraria Cultura (R$79,90). Dirigido por Simon Langton e com Jennifer Ehle (Lizzy Bennet) e Colin Firth (Mr. Darcy). Sempre tive vontade de assistir essa série; foi através desse papel que Colin Firth foi escolhido para viver Mark Darcy no filme "O Diário de Bridget Jones" (que é inspirado no livro Orgulho e Preconceito). Alíás, foi assistindo outro filme (Mensagem para você - You've got mail ),que também citava o livro, que me fez lê-lo e virar fã para sempre. Em Mensagem para você, Kathleen Kelly (Meg Ryan) diz para Joe Fox (Tom Hanks) que já leu o livro "umas duzentas vezes"  e diz para ele também ler (o que ele faz e parece não curtir muito).

Para quem ama Jane Austen como eu, dois blogs bem legais:
http://janeausten.com.br/
http://janeaustenclub.blogspot.com/

2 comentários:

  1. Ih, que bom..! Vou conferir na livraria cultura...

    ~> Também ouvi falar em Orgulho e Preconceito pela primeira vez quando assisti Mensagem Para Você, até comentei isso no meu blog :)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. E eu se pudesse seria sua vizinha... na livraria.
    abs, raquel

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo