sábado, 31 de outubro de 2009

O Nome da Rosa - filme



Estou cursando a disciplina de Literatura Portuguesa - Poesia e a professora que está ministrando o curso tem feito algo que achei bem interessante: indica filmes, pintores, escultores, compositores relacionados com a época estudada. Por exemplo, ao estudarmos o Trovadorismo, indicou filmes como Tristão e Isolda, Lancelot, Cruzada e  O Nome da Rosa para termos uma idéia como era a época medieval. Tenho tido muita dificuldade para encontrar todos os filmes nas locadoras da minha cidade; como gostei muito do livro e do filme "O Nome da Rosa" acabei comprando o filme. Gostei muito de revê-lo, Sean Connery ótimo como sempre e um Christian Slater muito bebê...
O que achei mais interessante foi quando o irmão William (Sean Connery) e seu ajudante (Christian Slater) conseguem entrar na biblioteca do mosteiro que permitia apenas a entrada de um ou dois monges. William fica maravilhado com a quantidade e a importãncia dos livros que estão contemplando e explica ao seu ajudante o porquê do acesso aos livros só era permitido a algumas pessoas do clero : "é porque eles (os livros) possuem uma sabedoria diferente e ideias que podiam fazer os homens duvidar da infabilidade da palavra de Deus e a dúvida é inimiga da fé." Muito bonito ver o amor que esse personagem, apesar de ser do clero, tinha pelos livros e pelo conhecimento de modo geral.
Outras indicações:
Romantismo - filmes como "Os Miseráveis", "Orgulho e Preconceito", "O Corcunda de Notre Dame". Músicas de Chopin, Beethoven, Schubert, Wagner, Debussy. Artes Plásticas: Goya, Delacroix, Turner, Rodin.
Realismo - "Madame Bovary" e "O Germinal".

2 comentários:

  1. o que o filme o nome da rosa tem haver com o trovadorismo?

    ResponderExcluir
  2. Caro (ou cara; o anonimato nunca nos deixa saber o sexo da pessoa) anônimo (a):
    Se vc tivesse lido o post direito, saberia...mas vou repetir: " Por exemplo, ao estudarmos o Trovadorismo, indicou filmes como Tristão e Isolda, Lancelot, Cruzada e  O Nome da Rosa para termos uma idéia como era a época medieval"
    Agora vamos com Wikipedia: "Trovadorismo, também conhecido como Primeira Época Medieval, é o primeiro movimento literário da língua portuguesa"
    Se ainda não entendeu, explico: tem a ver a época MEDIEVAL. É isso.

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo