segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Lançamentos da Companhia das Letras








O Leitor Apaixonado - Ruy Castro
Sinopse: "O leitor apaixonado é uma coletânea de 45 artigos escritos originalmente para a imprensa e selecionados por Heloisa Seixas, mas retrabalhados para este livro pelo próprio Ruy Castro. Por ele desfilam tanto os grandes nomes da literatura, como Oscar Wilde, Dorothy Parker, Nelson Rodrigues, Oswald e Mario de Andrade, F. Scott Fitzgerald e a francesa Colette, como autores de quem você talvez nunca tenha ouvido falar, como Théo-Filho, João de Minas e Pedro Carolino - mas com quem vai se divertir ao ler suas incríveis peripécias narradas por Ruy Castro. Em comum entre esses escritores é que, embora todos tenham sido famosos um dia, foram também tremendamente malditos em alguma época de suas carreiras. Alguns sofreram durante anos para vencer. Outros venceram de saída, mas foram depois abandonados pelo público. Alguns desses derrotados conseguiram recuperar o prestígio e voltaram ao panteão da literatura. Outros continuaram solidamente esmagados e esquecidos - até serem "ressuscitados" por Ruy Castro. "





Fernando Pessoa - O menino da sua mãe - Amélia Pinto Paes

Sinopse: "Recompondo a trajetória do poeta, na primeira parte do livro Amélia Pinto Pais escreveu uma espécie de autobiografia de Fernando Pessoa, como se ele, à moda de Brás Cubas, contasse a sua história depois de morto. Na segunda parte, ela resgata poemas dedicados às crianças e outros pinçados dos livros Mensagem e Cancioneiro. E apresenta ainda os heterônimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares e alguns dos poemas escritos por eles.Com ilustrações da designer brasileira Mariana Newlands, Fernando Pessoa, o menino da sua mãe não é apenas uma homenagem ao escritor, mas é principalmente um livro dedicado aos jovens leitores, pois, ainda que não entendam a complexidade do poeta, eles podem ser fisgados por sua história ou pela musicalidade de seus poemas. Nas palavras da autora, "aquilo que lemos e nos agrada em criança - mesmo que só pelo ouvido - aprenderemos a amar e entender melhor quando adultos".


Ensaio Autobiográfico - Jorge Luis Borges


Sinopse: "Neste texto, um dos mais longos de um autor conhecido pela concisão e frugalidade, Borges fala de seus ancestrais paternos e maternos, de sua infância quase isolada do mundo, de suas experiências ruins na escola e daquilo que ele mesmo chama de "evento principal" de sua vida: a grande biblioteca de seu pai, da qual ele acredita "nunca ter saído". A partir dessas primeiras leituras, quase todas em inglês, ele traça a autobiografia literária e intelectual que compõe o cerne do livro. São informações preciosas para compreender a formação e a carreira de um dos escritores mais singulares do século XX."
(Fonte: Site da Editora Companhia das Letras)
PS: Nem se eu vivesse mil anos iria conseguir ler tudo o que desejo....









Um comentário:

  1. Oi Lia...

    Vim conhecer seu cantinho e agradecer a visita...
    adorei te conhecer, e vou passar a ser sua seguidora...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo