terça-feira, 11 de agosto de 2009

"Brasileiro não gosta de ler? " por Lya Luft


Maravilhoso o artigo escrito por minha quase xará na revista Veja dessa semana...sempre gosto muito do que ela escreve na Veja e de seus livros também e acho que dessa vez ela se superou. Esse artigo, de um modo geral, questiona o gosto (ou a falta de) brasileiro de ler. Partes interessantes:

- ela diz que em sua casa o livro era um objeto cotidiano, como pão e leite;

- incentivo à leitura deve começar com as crianças, oferecendo a elas livros de seu interesse e não clássicos da literatura, que as vezes pode assustar quem não tem muita familiaridade com livros;

- as escolas deveriam "seduzir" as crianças tornando a leitura mais divertida e interessante, começando por crônicas, por exemplo;

- "O que é preciso é ler". Disse tudo. Ler revistas, jornais, tudo que faça exercitar o cérebro. Eu acrescentaria também gibis, visto que comigo e com meu marido funcionou bem e vejo que está funcionando com minha filha;

- e para terminar, o imprescindível é que essas crianças sejam devidamente alfabetizadas, ou seja, ler e entender o que está escrito. "...com 9 ou 10 anos o aluno ainda não usa com naturalidade a língua materna, pouco se pode esperar. E não há como se queixar depois, com a eterna reclamação de que brasileiro não gosta de ler: essa porta nem lhe foi aberta."


De novo: disse tudo!

Um comentário:

  1. Oi, Lia

    Há poucos dias descobri esse cantinho e estou gostando muito.

    Muito bem esse post. Fiz um link para ele na minha última publicação, "Você tem o hábito de ler? Incentive a Leitura", pois complementa muito bem o assunto. Confira o post quando tiver um tempinho.

    Um forte abraço

    ResponderExcluir

Adoro ler comentários...na medida do possível, responderei aqui mesmo